sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Construindo Fractais No Software Igeom

O software Igeom é um dos softwares mais interessantes para se estudar os fractais, porque  ao trabalhar com os scripts no programa há a possibilidade de se estudar as iterações. Abaixo alguns vídeos com passo a passo para construir alguns fractais.












Software Igeom : Uma alternativa excelente estudo das geometrias


O iGeom é um software gratuito,sendo que os professores não terão problemas quanto à aquisição e instalação do software iGeom nas escolas onde trabalham, ele roda diretamente da internet basta acessar o site " Matemática " . Portanto, de qualquer lugar poderão utilizar este software de geometria dinâmica.

Excelente Software que pode ser um grande auxilio aos professores de matemática.É de graça e pode ser conseguido no link abaixo.

Download do software:          http://www.matematica.br/igeom/iGeom.jar
É necessário ter instalado JRE:   http://www.java.com/pt_BR/download/



Conhecendo o software:

domingo, 25 de novembro de 2012

Baixar Vídeos do Youtube Sem Programas Direto do Navegador

Pra que gosta de baixar vídeos do youtube recomendo instalar um complemento para o seu navegador. São extensões que quando vocês estiverem assistindo o video no youtube,junto ao player do site aparecerá a palavra "download" e uma seta de seleção de formato ao lado , recomendo baixar 360p mp4 é o melhor ,também vai do gosto de cada um.





Mozila Firefox
https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/download-youtube/versions/


Google Chrome
http://www.chromeextensions.org/utilities/ultimate-youtube-downloader/

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dica de Informática: God-Mode no Windows Seven


O que é  “God Mode” no Windows Seven

É uma pasta que todas as funcionalidades e atalhos para as mais diversas funções no windows seven. É uma excelente maneira de obter controle total do windows seven em um único lugar.Economiza tempo na hora de configurar alguma coisa no seu PC.

Como criar essa super pasta:
Com o botão direito do mouse crie uma nova pasta e digite o seguite comando:

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
Pronto agora ao clicar você verá todas as funcionalidades do seu PC em um só lugar.

Geometria Fractal












REFERÊNCIAS E  INDICAÇÕES
Site: http://magiadamatematica.com/diversos/eventos/25-fractais.pps  ( Prof. Ilydio Pereira de Sá (USS / UERJ))
Site: http://pt.scribd.com/doc/12939630/A-Geometria-Fractal-No-Ensino-Fundamental-e-mEdio  Monografia de Dejanir de Oliveira      acessado em 20/09/2012
Site:  http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Poster/Resumos/PO00995663033R.doc   . Fractais no ensino fundamental: Explorando essa nova geometria

terça-feira, 6 de novembro de 2012

XLogo para iniciantes



 Este software parece  simples demais no inicio, mas se a pessoa tiver disposição e querer aprender, ele é um excelente recurso no estudo de ângulos internos e externo e no estudo de polígonos regulares.Há outras construções mais avançadas que valem a pena ser estudadas.

Download do software: http://downloads.tuxfamily.org/xlogo/common/xlogo.jar























sábado, 3 de novembro de 2012

Trissecção de um segmento

Trissecionar um segmento é dividí-lo em três partes iguais.No vídeo abaixo é apresentado como deve-se proceder para se obter tal feito.Este método também pode ser utilizado para dividir um segmento em partes iguais.


 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O número de ouro no pentagrama


O número de ouro não é mais do que um valor numérico cujo valor aproximado é 1,618. Este número irracional é considerado por muitos o símbolo da harmonia. A escola grega  de Pitágoras estudou e observou muitas relações e modelos numéricos que apareciam na  natureza, harmonia musical e outros, mas provavelmente a mais  importante é a razão áurea, razão divina ou proporção divina.

Mas qual a relação do pentagrama e o número de ouro?




Pentagrama é a estrela de cinco pontas, ou linhas (penta = cinco; grama = linha).No vídeo abaixo é demonstrada uma relação entre o número de ouro e o pentagrama.





Polígonos Regulares no Software CaRMetal


Alguns polígonos regulares feitos no Software CaRMetal


Link de download do Carmetal 3.5.4
http://db-maths.nuxit.net/CaRMetal/download/carmetal.zip


Quadrado


Pentágono Regular

Triângulo Equilátero
 

 Hexágono Regular
 

 Heptágono Regular
 

 Octógono Regular
 

Eneágono Regular
 

A matemática e a informática

Este blog não somente trará informações e dicas relacionadas a informática como também apresentará muitas dicas relacionadas a matemática.A informática é uma ferramenta incrível, quando utilizado na educação,aqui nesse blog será utilizado alguns softwares matemáticos que ajudam a entender melhor a matemática em si.As dicas serão uteis pois algumas ajudarão a melhorar o desempenho do PC e dicas que ajudarão a utilizar alguns softwares não matemáticos.